Retomando as atualizações do blog, quais são seu maiores interesses?

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Picapeta + Punto T-Jet















A Picapeta participará de Arrancadas, mas sempre será um carro de rua e neste vídeo mostramos ela na rodovia desempenhando seu papel. Em números de fábrica, o motor GM 2.4 16V e o Punto T-Jet tem potência semelhante, porém o 2.4 possui mais torque. E o carro, menor massa.

Punto 1.4 Turbo (apenas gasolina):
Potência: 152 cv @ 5500 RPM
Torque: 21,1 kgf.m @ 2250 RPM
Peso: 1263 kg

GM 2.4 16V (álcool)
Potência: 150 cv @ 5200 RPM
Torque: 23,7 kgf.m @ 4000 RPM
Peso Estimado: 1020 kg
 
O motor da Picapeta continua original, porém está com a admissão aberta, escape com 2,25", sem catalisador, um abafador, volante aliviado. Motor gerenciado pela MS2 Racing, porém ainda não foi acertada em dinamômetro. Existe uma impressão que a potência possa estar com pelo menos 160 cv.

O objetivo do vídeo era além de fazer alguns comparativos com o T-Jet, fazer teste de alinhamento, testar grip em asfalto mais emborrachado e quente, verificar detalhes de resfriamento do motor, entre outros. Curte ai!

Palavras do dono do T-jet: O punto anda perceptívelmente acima da média dos carros nacionais, e é um carro muito bom para se dirigir esportivamente. Acelera, e retoma muito bem, faz curvas sem choro e ótima frenagem. Mas me surpreendi com a diferença de retomada e até mesmo na velocidade final frente a picape corsa. Na arrancada já era previsto que o Fiat não acompanharia pela diferença de peso.
Creio que mesmo um Civic SI original teria dificuldade para acompanhá-la. Gostaria de ve-la à prova em um dinamômetro.

Um comentário:

  1. Amigo, venho acompanhando o projeto da picapeta, também tenho uma pick-up corsa e quero dar a ela um c20 (devido a eu gostar de giros na casa dos 7k). Lendo seus artigos, vi que você mencionou que a alta relação R/L do x24 pode não ser um defeito. Você poderia me explicar isto por favor ? Outra questão que me gerou dúvida foi a questão da direção hidráulica, você conseguiu adaptar ao x24 ? Não achei nenhum x24 no ML, então gostaria de saber quanto está custando um hoje em dia. ? Sei que são muitas perguntas, mas são de grande valia.
    Att. Felipe

    ResponderExcluir